Quando ouvimos falar do termo “etiqueta” logo nos lembramos de dicas e normas para nos portarmos bem em público. Isso também vale para as redes sociais, afinal, estamos conversando com milhares de pessoas de todo o mundo que podem ter acesso a nossos perfis e a tudo o que postamos, principalmente em páginas mais ligadas ao âmbito profissional.
Se você usa a internet para aparecer para o seu público, é bom ter em mente que qualquer palavra dita pode ser decisiva para ganhar ou perder um seguidor e possível consumidor.
Por isso, separamos algumas dicas de coisas que podem destruir a sua imagem nas redes sociais.
- Misturar perfil pessoal/comercial
Como já falamos aqui, é importante classificar o seu trabalho como pessoal ou profissional. Postar fotos de lazer, memes exagerados, assuntos polêmicos (a não ser que tenham a ver com a defesa e a postura do serviço que você está divulgando) são algo que não cabe em perfis comerciais, que são utilizados para aproximar o público da sua marca. Pense que há certas coisas que podem não agradar a todos e fazer o consumidor confundir sua opinião e vida pessoal com o seu serviço. Procure sempre ter um perfil separado para você, seus amigos e familiares e uma página para divulgar a sua empresa.
- Linguagem de internet
Os primeiros passos para começar nas redes sociais é traçar o perfil do público com que se vai interagir. Pode ser que seu público seja mais jovem e permita a utilização de memes e expressões da internet, porém, há casos em que o assunto a ser tratado é mais formal e não permite essa liberdade na comunicação. Analise seu público e veja a melhor maneira de falar com ele. Independentemente do resultado do perfil, atente sempre nos erros de português e outras poluições visuais, como o uso de letras em CAIXA ALTA.
- Bloquear ou deletar comentários negativos
É muito comum os feedbacks negativos gerarem em nós certo desapontamento, mas a internet é um lugar livre e qualquer pessoa pode reagir às suas publicações, tanto positiva quanto negativamente. Deletar comentários ou bloquear pessoas que fizeram uma reclamação pode parecer um ato de tirania e refletir mal na imagem da sua empresa. Tente sempre dialogar e mostre compreensão em todas as situações. Apelar sempre nos faz perder a razão.
- Deixar o seu público falando sozinho
Quando a pessoa dispõe de tempo para comentar ou compartilhar suas publicações isso significa que ela está muito interessada no seu conteúdo. Não deixe seu público falando sozinho! Procure sempre responder aos comentários e, principalmente, às mensagens diretas (inbox) que chegam, nunca se esquecendo de atentar na linguagem a ser usada.