O PagSeguro é o sistema de pagamento on-line mais prático de implementar e oferece taxas simples, que não perdem para contratos com bancos ou operadoras de cartão. Além disso, é o que faz depósitos de forma mais rápida, em no máximo 48 horas. E outra grande vantagem é que possui diversas opções de maquininhas, caso queira usar para receber pagamentos na secretaria da paróquia ou em caixas de eventos.

Para receber doações pelo PagSeguro, o primeiro passo é se cadastrar no site cadastro.pagseguro.uol.com.br. Escolha o processo como “Para meu negócio” para ser feito em nome de sua paróquia ou projeto social (com CNPJ), devido a questões legais.

Feito o cadastro, ao acessar o painel de controle, o sistema irá pedir que envie documentos para confirmar o cadastro, como o cartão CNPJ ou contrato social. Faça o quanto antes pois sem o envio algumas funções são bloqueadas e os pagamentos só são liberados com essa verificação.

Para receber doações, há dois formatos:

 

Botão simples de doação

Com esse botão em seu site, o visitante clica, é direcionado a página do PagSeguro, lá escolhe o valor que deseja doar e a forma de pagamento (boleto, cartão de crédito ou transferência bancária).

A configuração do botão é bem fácil, basta configurar o botão e incluir o código no seu site.

Acesse essa página: https://pagseguro.uol.com.br/desenvolvedor/botoes_de_pagamento.jhtml e siga os passos.

Pagamento recorrente

Esse formato serve para receber doações de benfeitores mensais.

Acesse no painel o link: https://pagseguro.uol.com.br/pagamento-recorrente/planos/lista.jhtml

O primeiro passo é criar os PLANOS. Para criar um plano acesse a aba “Pagamento Recorrente” no menu à esquerda do painel e depois em “Planos”, clique em “Novo Plano” e siga os passos abaixo:

  • Defina o nome do plano que quer disponibilizar para seus doadores e inclua uma descrição (opcional);
  • Informe qual será o valor de cada doação;
  • Defina a frequência com que quer cobrar seus doadores: semanal, mensal, bimestral, trimestral, semestral ou anualmente;
  • Escolha o período das adesões:
    • Sem expiração: As adesões só finalizam caso o doador solicite o cancelamento;
    • Com tempo de duração: Se o tempo definido for 1 ano, após 1 ano da data de adesão a assinatura será cancelada;
    • Com data de expiração: todas as adesões ficam ativas até a data definida.
  • Defina se quer oferecer um período de experiência – não aplicável a doações.

Os campos abaixo são opcionais:

  • Taxa de adesão: caso queira cobrar uma taxa de matrícula ou de inscrição a um plano, por exemplo;
  • Número máximo de adesões: caso tenha limitações de números de adesões, como em matrículas para um curso, por exemplo. Após o número ser atingido, não serão mais permitidas adesões ao plano;
  • Código de referência: Código para fazer referência a este plano em seu sistema de controle.

Você também pode definir URLs para onde seu doador será direcionado:

  • URL de revisão: endereço da página em que seu doador poderá revisar os dados do plano ao qual está aderindo antes de realizar o pagamento;
  • URL de redirecionamento: endereço da página para a qual seu doador será direcionado após realizar o pagamento
  • URL de cancelamento: endereço da página para a qual seu doador será direcionado para realizar o cancelamento da adesão em outro ambiente.

Após criar um plano para a sua campanha de doações, você poderá disponibilizar para seus benfeitores das seguintes formas:

Compartilhando nas redes sociais e por e-mail.
Cada plano possui uma URL encurtada de um link de pagamento que pode ser divulgada nas redes sociais ou através de ferramentas de comunicação instantânea, como WhatsApp e Facebook Messenger. Essa URL direciona seu doador para a página de pagamento do PagSeguro.
Incluindo um botão de pagamento em sites e blogs
De forma simples e sem necessidade de um especialista, você pode configurar o botão do plano criado e incluir em seu site ou blog.
Assim como o link de pagamento, o botão irá direcionar seu cliente para a página de pagamento do PagSeguro.
Integração via API
O plano criado possui um código específico que poderá ser utilizado para integrar o plano via API, para sites ou sistemas de usuários.