O Covid19 nos fez render-nos ainda mais ao espaço digital. Até mesmo quem não se interessava pelas redes sociais ou não era muito familiarizado entrou no contexto para não ficar longe dos amigos, familiares, trabalho e, claro, das missas e atividades paroquiais online.
Muitas paróquias também ainda eram tímidas na internet e mobilizaram suas equipes, inovando e trazendo conteúdos para seus paroquianos através das redes sociais.
Apesar de ser fácil criar um conteúdo, fazer uma página no Facebook ou postar uma foto demanda tempo e planejamento, sendo muito importante pensar e adequar a realidade paroquial aos meios digitais. Por isso, separamos 4 dicas para que a comunicação digital da sua paróquia se torne mais eficiente.
1. Trace objetivos
Transmitir ao vivo não é apenas ligar a câmera e exibir algo e as postagens também não podem ser feitas simplesmente para ocupar espaço. Para que o público se interesse, é necessário ter um conteúdo relevante que seja interessante. Faça um planejamento mensal, levante datas de feriados ou Santos que possam serem usados como tema.
2. Escolha o canal exato
A internet está cheia de vários canais possíveis para nos comunicar: Whats App, Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter,… Colocar sua paróquia em todos eles ao mesmo tempo pode não ser uma boa escolha. O melhor é analisar qual o canal mais efetivo para falar com seu público. Ou até trabalhar mais de um canal para diferentes pastorais. Já parou para pensar que o Facebook pode ser mais eficiente para seus paroquianos do que o Youtube, por exemplo? Já que a maioria possa não ter tanta facilidade para assistir as transmissões do que o Facebook, onde a grande maioria já se faz presente. Ou também: o Tik Tok tem se destacado entre os jovens, e pode ser um meio de falarmos com nossos catequizandos, ou até mesmo promover o Grupo de Jovens. Analise o público paroquial e escolha a opção que mais irá ajudar na comunicação.
3. Mantenha uma rotina de comunicação
Sabe quando você sabe que seu programa preferido passa exatamente tal hora na televisão? È nessa hora que você se programa pra poder assisti-lo. Assim também é na internet. Procure manter uma frequência nos horários das missas, terços e outras exibições online. Assim o público saberá que naquele dia, na hora marcada, terá um conteúdo novo.
4. Monitore quem te assiste
As maiores plataformas digitais possuem relatórios onde é possível colher dados do público como localização, sexo, tempo assistido, dias e horários melhores para postagem, etc. Analise e fique sempre atento. Com certeza, essa analise fará você conhecer melhor quem está interessado no seu conteúdo e te fará mais assertivo na hora de construir o seu planejamento para os próximos passos.